quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Bloco responde à Câmara com exposição alternativa mostrando a Braga degenerada

Em resposta à iniciativa da Câmara Municipal “Os Espaços Urbanos Regenerados do Centro Histórico”, o Bloco de Esquerda desafia os bracarenses a participarem numa recolha de imagens alternativa, que culminará com a exposição “Os Espaços Urbanos DEGENERADOS do Centro Histórico”.

João Delgado justifica esta iniciativa do BE como o “desmontar da acção de campanha que o PS promove utilizando meios do município, e denunciando o abandono da reabilitação do Centro Histórico e da generalidade dos edifícios antigos da cidade”.

Para o cabeça de lista do BE à Câmara Municipal, o que é necessário, além de acções de propaganda, é “devolver o programa de recuperação do Centro Histórico à sua filosofia original, com intervenção prioritariamente pública, planeada e gradual e reocupação habitacional prioritária pelos habitantes originais das freguesias centrais”, conforme defende o programa autárquico bloquista.

O blog Braga Degenerada (http://bragadegenerada.blogspot.com/) publicará as fotografias enviadas pelos bracarenses, que serão apresentas em exposição a inaugurar em simultâneo com a promovida pela Câmara e Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, a 6 de Outubro, cinco dias antes das eleições autárquicas.

João Delgado lamenta também que a Biblioteca se tenha deixado envolver numa acção de propaganda eleitoral em plena campanha, violando assim os seus deveres de imparcialidade.

2 comentários:

  1. Exmo. Senhor Dr. João Delgado,
    após leitura no Diário do Minho, de 25 de Setembro de 2009, p. 7, verificamos que foi citado o nome da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva como "se tenha deixado envolver numa acção de propaganda eleitoral em plena campanha". Não podemos deixar de informar que a BLCS não se deixou, nem deixa, envolver por qualquer movimento partidário. Tem pautado a sua conduta por prestar serviços diversificados, indo ao encontro das necessidades da comunidade bracarense. Entendemos que se deve pautar por uma conduta isenta e imparcial, como o deve ter (julgamos nós) qualquer instituição cultural, que serve todos quantos buscam o conhecimento, a informação e experiências criativas. Dentro das suas possibilidades e responsabilidades, ajuda a comunidade bracarense a crescer e a ser mais bem sucedida.
    A exposição de obras que são resultado do Concurso Municipal de Fotografia 2009, serão efectivamente expostas durante 15 dias na BLCS, em Outubro, não havendo qualquer "intenção de propaganda eleitoral" prévia neste acto. Fazemo-lo este ano, em Outubro, mais uma vez, como o fizemos em anos transactos, com todas as obras que foram a concurso desde 2006 (sabemos que este concurso é ainda mais antigo), independentemente da temática subjacente ao concurso (como facilmente poderão comprovar numa pesquisa de informação). A BLCS disponibiliza gratuita e democraticamente a toda a comunidade bracarense o seu espaço, permitindo a instituições e a artistas plásticos exporem, se assim o desejarem, os seus trabalhos. Queríamos apenas deixar esta nota informativa.

    ResponderEliminar
  2. Pois... Já entendi!
    A BLCS está mesmo ao serviço do ''Povo''...

    ResponderEliminar